Só me faltava mais essa! Estão querendo justificar cientificamente o baixo desejo feminino. Agora na história de “comparação de libidos” começam a admitir que somos seres que funcionam de maneira diferente, e é por isso que homem tem mais tesão que mulher. Ah, pára vá! Não ouvi nenhum pio sobre o comportamento e desentendimento entre os perfis dos gêneros, a história de a mulher ser reprimida sexualmente e por isso ter menos libido, a falta de carinho que seduz a mulher e poderia lhe estimular, e etc.
Logicamente, os ciclos hormonais nos diferenciam funcionalmente, mas como podemos explicar o fato de muitas mulheres terem a libido muito aumentada na menopausa e na menstruação? É, isso acontece frequentemente! E como explicar o fato de muitíssimas mulheres se queixarem de baixa libido independentemente do dia do ciclo menstrual?! Se os hormônios agissem por si só tudo estava resolvido; funcionaríamos instintivamente e ninguém reclamaria. Só que a história não é assim. Muitas mulheres passam a desejar mais após a menopausa ou quando estão menstruadas, pois se sentem livres para transar sem a peso de uma possível gravidez. Ao contrário destas, muitas se sentem desestimuladas sexualmente por estarem impossibilitadas de procriar pelo uso de anticoncepcionais.
Vamos entender que ao falar de sexualidade os organicistas se embananam, pois a ciência não consegue explicar todas as nuances que a interação corpo e mente pode causar.